O que é Blockchain? Uma explicação descomplicada.

Com os recentes movimentos do mercado Crypto, você provavelmente já ouviu falar de Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas, certo? A existência desses e de todos os outros cripto ativos só é possível por conta da Blockchain.

Mas você deve estar se perguntando “o que é Blockchain?”. Essa é uma pergunta que pode ser respondida de uma forma complexa e de uma forma simples. Neste guia nós vamos tratar da forma simples para que você entenda o básico sobre o assunto. 

No fim, você já vai saber o que é a Blockchain, como ela funciona e estará totalmente preparado para começar a utilizar os diversos recursos que dependem dela para fazer investimentos. Vem comigo!

O que é e o que significa Blockchain?

Bom, Blockchain em tradução livre quer dizer “cadeia de blocos” ou “corrente de blocos”. Ela tem esse nome porque basicamente é dividida em blocos de dados distintos que são ligados entre si, como uma corrente. 

Esses blocos, que são compostos de códigos gerados on-line, permitem rastrear o envio e o recebimento de informações através da internet de forma segura e precisa. 

Como surgiu a Blockchain?

O conceito do Blockchain foi publicado pela primeira vez em 2008 no artigo acadêmico  “Bitcoin: um sistema financeiro eletrônico peer-to-peer”, com autoria de Satoshi Nakamoto.

Até encontraram o Dr. Satoshi Nakamoto, mas os indícios apontam que ele provavelmente não tenha nada a ver com o desenvolvimento do Bitcoin.

Nele, a blockchain é definida como:

“uma rede que marca o tempo das transações, colocando-as em uma cadeia contínua no ‘hash’, formando um registro que não pode ser alterado sem refazer todo o trabalho”.

O sistema Blockchain determina que os dados de uma determinada rede não podem ser alterados ou trocados, o que além de evitar diversos tipos de fraudes e falsificações, permite a criação de um objeto digital único, como uma criptomoeda ou um NFT.

Curiosidade: Até hoje não se sabe se “Satoshi Nakamoto” é o pseudônimo de uma única pessoa ou de várias pessoas. 

Qual a diferença entre Blockchain e Bitcoin?

Apesar dessas duas coisas estarem relacionadas, Blockchain e Bitcoin não são a mesma coisa. A Blockchain é o sistema descentralizado que permite que criptomoedas, como o Bitcoin e o Dash existam. 

Bitcoin e Blockchain NÃO são a mesma coisa, mas estão relacionados.

O Bitcoin foi criado como um primeiro uso da rede Blockchain, por isso os dois conceitos às vezes se misturam.

Pode-se dizer que a Blockchain surgiu com o propósito de fazer o Bitcoin existir, mas ela oferece muitas possibilidades de uso que vão bem além das criptomoedas. 

Para entender quais são essas possibilidades, primeiro você precisa entender como a Blockchain funciona. 

Entenda como funciona a Blockchain!

Ao invés de armazenar seus dados em um servidor central, a Blockchain tem seus dados armazenados de maneira descentralizada.

Isso quer dizer que ao validar uma transação, por exemplo, as informações não são enviadas diretamente de um ponto A a um ponto B, elas passam por toda uma cadeia de servidores espalhados pelo mundo.

Cada um desses servidores é representado por um conjunto complexo de letras e números e criptografado junto de um outro servidor, que por sua vez está criptografado junto de outro, que está criptografado junto de mais um e por aí vai. 

Daí a ideia de “corrente” ou “cadeia” expressada pelo nome. Essa corrente faz com que não seja possível violar um código sem violar o outro ao qual ele está vinculado. 

Esta é uma representação gráfica de como funciona a Blockchain.

É isso o que torna a Blockchain tão segura para investimentos e tem possibilitado o surgimento de todo um ecossistema econômico complexo e elaborado.

A parte técnica por trás dessas transações é bastante complexa para aqueles que não estão familiarizados com conceitos avançados de TI. Então é justo que aqueles que desejam “emprestar” força computacional para os servidores sejam remunerados por isso.

A remuneração deles vem das pequenas taxas que pagamos para fazer transações na rede. Essa prática é comumente chamada de “mineração de criptomoedas”.

Mas vale lembrar que a mineração e negociação de criptomoedas não são mais as únicas formas de ganhar dinheiro através da Blockchain.

Muito além de criptomoedas. Veja as possibilidades criadas pela rede Blockchain!

O sistema descentralizado seguro criado pela Blockchain possibilitou um processo que chamamos de “Tokenização”, que permite que transformemos uma imagem, música, animação, clipe ou recurso de um jogo online em um contrato inteligente, igual aos utilizados para a circulação de criptomoedas.

Esses tokens customizados por sua vez são chamados de NFTs (Non Fungible Tokens). Existe um grande mercado para NFTs de diversos tipos, com infinitas particularidades.

Os NFTs também são usados nos Blockchain Games, que são jogos digitais que usam determinada rede Blockchain para hospedar seus sistemas e serviços. 

Nesses jogos, os personagens, itens e locais do jogo são negociados através de criptomoedas com valores reais e chegam a valores verdadeiramente surreais. Diferente dos jogos comuns em que os ganhos ficam todos concentrados na desenvolvedora e distribuidora dos jogos, nos Blockchain Games os jogadores podem conseguir grandes retornos financeiros por toda a sua dedicação e esforço.

O resultado é a criação de centenas de ambientes online, mundos separados do nosso, em que é possível ganhar dinheiro real traçando boas estratégias e completando tarefas diversas.

Quer aprender a ganhar dinheiro jogando? Leia o nosso artigo dedicado a NFT: O que são NFTs? Entenda porque eles valem tanto dinheiro!

As melhores formas de ganhar dinheiro na Blockchain.

Agora que você já entendeu o que é a Blockchain, como ela surgiu e também as possibilidades que ela oferece, chegou a hora de começar a selecionar as melhores formas de ganhar dinheiro através dela.

A primeira coisa que você precisa entender sobre esse universo é que ele é muito dinâmico e por isso muda muito rápido. Quanto antes você se antecipar em relação a boas oportunidades, maiores serão os seus ganhos.

Para garantir que você fique por dentro de algumas das melhores opções de investimento da atualidade, recomendo que inscreva-se no canal da Fraternidade Crypto no Youtube e fique de olho nos vídeos e lives que aparecem diariamente por lá.

Além disso, vale também ficar de olho aqui no nosso portal e se juntar ao nosso canal no Discord, lá temos uma comunidade bastante ativa e ligada nas principais novidades do mercado. 

Comentários
  1. O que são NFTs? Entenda porque eles valem tanto dinheiro! – Fraternidade Crypto

    […] Os ativos digitais conhecidos como NFTs abriram um novo universo de possibilidades para o uso da tecnologia Blockchain.  […]

  2. Quer ganhar dinheiro jogando? Conheça os Blockchain Games! – Fraternidade Crypto

    […] Games são jogos hospedados de forma descentralizada em determinada Blockchain. Diferente dos jogos convencionais, é possível ganhar dinheiro com eles jogando de forma […]

  3. Como criar e configurar uma carteira Metamask? – Fraternidade Crypto

    […] lembrar: Para armazenar cripto ativos de diferentes blockchains, como a Binance Smart Chain, você precisará adicionar novas redes. Veja como fazer isso a […]

  4. LUCAS DE ARAUJO VENDAS

    Muito bom o artigo, bem explicativo, bem didático, cheguei aqui sendo um leigo sobre o assunto, e saio com uma informação gigantesca, obrigado!!

  5. Axie Infinity: Cartas novas vazadas e mais! - Fraternidade Crypto

    […] o Axie Infinity é a maior de todas as aplicações na Blockchain, tanto em volume quanto em número de transações. São mais de 500 mil jogadores ativos ao redor […]

  6. Axie Infinity: Veja as novidades do Axie Update de Outubro - Fraternidade Crypto

    […] o Axie Infinity é a maior de todas as aplicações na Blockchain, tanto em volume quanto em número de transações. São mais de 2 milhões de usuários ativos ao […]

  7. Axie Infinity: Ajustes nas recompensas e volta do desafio entre amigos - Fraternidade Crypto

    […] o Axie Infinity é a maior de todas as aplicações na Blockchain, tanto em volume quanto em número de transações. São mais de 2 milhões de usuários ativos ao […]

  8. Axie Infinity terá um novo Token? Vem aí o Token RON! - Fraternidade Crypto

    […] o Axie Infinity é a maior de todas as aplicações na Blockchain, tanto em volume quanto em número de transações. São mais de 2 milhões de usuários ativos ao […]

  9. Chegou a Katana, a Dex oficial de Axie Infinity! - Fraternidade Crypto

    […] o Axie Infinity é a maior de todas as aplicações na Blockchain, tanto em volume quanto em número de transações. São mais de 500 mil jogadores ativos ao redor […]

  10. Axie Infinity lança versão da carteira Ronin para smartphones - Fraternidade Crypto

    […] o Axie Infinity é a maior de todas as aplicações na Blockchain, tanto em volume quanto em número de transações. São mais de 500 mil jogadores ativos ao redor […]

Deixe uma resposta

Login
Loading...
Sign Up

New membership are not allowed.

Loading...