
O mercado Crypto se reinventa em uma velocidade incrível e, como o cenário das criptomoedas tem estado em alta nos últimos meses, não demorou para as pessoas começarem a investigar mais sobre ele e as possibilidades que ele oferece.
Os ativos digitais conhecidos como NFTs abriram um novo universo de possibilidades para o uso da tecnologia Blockchain.
Se você ainda não sabe nada sobre o assunto, não se preocupe. Neste artigo vou te explicar o que são e como funcionam os NFTs.
Como surgiram os NFTs?
Os artistas populares não são um grupo conhecido por ter muito dinheiro.
Então antigamente os quadrinistas e desenhistas vendiam seus esboços e rascunhos, além de suas artes originais, como uma forma de conseguir uma renda extra.
Essas peças geralmente iam, e na verdade ainda vão, parar na mão de colecionadores dispostos a pagar boas quantias em dinheiro por elas.
Agora, muitas pinturas e artes são feitas em ambientes digitais, com auxílio de softwares e ferramentas relativamente modernas, como a mesa digitalizadora. Então o material original criado por um artista pode muito bem ser digital.
E até algum tempo atrás nós não tínhamos uma forma de assegurar a originalidade de um exemplar de arte digital. Com a popularização dos NFTs isso mudou.

Mas o que são NFTs?
NFT é uma abreviação do termo Non-Fungible Tokens, ou Tokens não-fungíveis. Eles são contratos pareados invioláveis, que utilizam a mesma tecnologia que possibilita a existência das criptomoedas, a Blockchain.
Para você entender na prática o que é um NFT, precisa entender o significado de fungível. Fungível é tudo aquilo que você pode substituir por uma mesma unidade sem que aquilo perca o valor.
Pense no dinheiro brasileiro. Todas as notas tem um valor fixo e você consegue trocar uma nota por outra. Então tecnicamente não tem uma nota de 100 reais mais valiosa que a outra, você poderia facilmente substituí-las. O nosso dinheiro é um ativo fungível.
O NFT é um ativo não-fungível, então cada peça é única e não pode ser substituída por uma “idêntica”.
Por que os NFTs valem tanto dinheiro?
Você certamente já viu notícias de quadros, esculturas e outras obras de arte que foram vendidas e revendidas a preços cada vez mais absurdos para diferentes colecionadores.
O valor atrelado a essas obras não é diretamente relacionado ao nível de habilidade do artista, e sim a muitas outras coisas de caráter especulativo e comportamental. Isso acontece devido a um fator em especial: a escassez.
Só existe um número limitado de obras de um artista e, em muitos casos, cada obra é única. Pensa bem. Apesar de existirem muitas cópias e réplicas, só existe uma Mona Lisa do Leonardo Da Vinci.
O mesmo acontece com os NFTs. Cada peça tem um código único e inviolável que garante sua autenticidade. Assim é possível criar essa mesma percepção de escassez com diversos tipos de obras de arte digitais.
Os contratos inteligentes criados na rede Blockchain possibilitaram o surgimento de um mercado de arte virtual mais maduro, em que é possível comprar e vender peças digitais de milhões de dólares com poucos cliques.
A peça de 69 milhões de dólares!
Os NFTs já existem desde 2014, mas sua onda recente de popularidade começou após a circulação massiva de notícias que diziam “Peça de arte digital é vendida por 69 milhões de dólares”.
Curiosidade: A peça é composta por 5.000 desenhos feitos diariamente durante 10 anos.
O artista digital conhecido como Beeple criou uma obra bastante peculiar. Ele juntou anos de desenhos em uma única arte digital e a transformou em um NFT. A peça “Everydays — The First 5000 Days” foi vendida por mais de US$ 69 milhões, fazendo com que a mídia, e boa parte do público geral passassem a se perguntar “O que é um NFT?”.

Não demorou muito para que os Marketplaces que permitem a compra e venda de NFTs, como o SuperRare e o Rarible começassem a apresentar grandes volumes de transações diárias.
Essas plataformas ajudaram também a dar visibilidade para novos artistas e permitiram que eles monetizassem seus originais com mais facilidade.
Qualquer imagem pode virar um NFT?
É possível Tokenizar uma grande variedade de arquivos, como fotos, pinturas digitais, pixelart, álbuns de música e modelos 3D.
Existe uma grande demanda por NFTs de diversos tipos, desde os muito elaborados aos mais simples.
Mas se você não é um artista você também pode ganhar dinheiro com NFTs, colecionando e comercializando.
Existem também jogos em que cada um dos personagens e objetos do jogador são NFTs, o que dá aos jogadores uma chance de obterem grandes retornos financeiros através de suas escolhas e negociações nesses mundos digitais.
Os NFTs estão cada vez mais populares.
O universo Crypto é extremamente dinâmico e todos os dias, literalmente, surgem novas oportunidades de fazer bons investimentos com esse tipo de ativo.
Agora que você já sabe o que são NFTs e porque eles valem tanto dinheiro, talvez você já esteja doido pra entrar nessa! Mas lembre-se: VÁ COM CALMA.
Não invista quantias que não pode perder e procure saber bem do que se trata aquilo em que você deseja investir.
Para que você não meta os pés pelas mãos e comece a cometer erros por aí, recomendo que dê uma olhada nos vídeos postados diariamente no canal da Fraternidade Crypto no Youtube.
Também não se esqueça é claro de assinar a nossa newsletter e ficar de olho em todos os artigos do nosso site. Vamos trazer notícias sempre quentinhas pra você!
- 3 Comments
- Geral, Guias para iniciantes
- 4 de maio de 2021
Ótimo artigo, por ser algo muito novo sempre aparecem dúvidas como essas e o artigo foi bem esclarecedor quanto a isso.
[…] Nos Blockchain Games cada recurso possuído pelos jogadores é um Token digital ou um NFT. […]
[…] Quer aprender a ganhar dinheiro jogando? Leia o nosso artigo dedicado a NFT: O que são NFTs? Entenda porque eles valem tanto dinheiro! […]