O que são NFTs? Entenda porque eles valem tanto dinheiro!

O mercado Crypto se reinventa em uma velocidade incrível e, como o cenário das criptomoedas tem estado em alta nos últimos meses, não demorou para as pessoas começarem a investigar mais sobre ele e as possibilidades que ele oferece.

Os ativos digitais conhecidos como NFTs abriram um novo universo de possibilidades para o uso da tecnologia Blockchain

Se você ainda não sabe nada sobre o assunto, não se preocupe. Neste artigo vou te explicar o que são e como funcionam os NFTs.

Como surgiram os NFTs? 

Os artistas populares não são um grupo conhecido por ter muito dinheiro.

Então antigamente os quadrinistas e desenhistas vendiam seus esboços e rascunhos, além de suas artes originais, como uma forma de conseguir uma renda extra. 

Essas peças geralmente iam, e na verdade ainda vão, parar na mão de colecionadores dispostos a pagar boas quantias em dinheiro por elas.

Agora, muitas pinturas e artes são feitas em ambientes digitais, com auxílio de softwares e ferramentas relativamente modernas, como a mesa digitalizadora. Então o material original criado por um artista pode muito bem ser digital. 

E até algum tempo atrás nós não tínhamos uma forma de assegurar a originalidade de um exemplar de arte digital. Com a popularização dos NFTs isso mudou.

Mas o que são NFTs?

NFT é uma abreviação do termo Non-Fungible Tokens, ou Tokens não-fungíveis. Eles são contratos pareados invioláveis, que utilizam a mesma tecnologia que possibilita a existência das criptomoedas, a Blockchain.

Para você entender na prática o que é um NFT, precisa entender o significado de fungível. Fungível é tudo aquilo que você pode substituir por uma mesma unidade sem que aquilo perca o valor. 

Pense no dinheiro brasileiro. Todas as notas tem um valor fixo e você consegue trocar uma nota por outra. Então tecnicamente não tem uma nota de 100 reais mais valiosa que a outra, você poderia facilmente substituí-las. O nosso dinheiro é um ativo fungível.

O NFT é um ativo não-fungível, então cada peça é única e não pode ser substituída por uma “idêntica”.

Por que os NFTs valem tanto dinheiro?

Você certamente já viu notícias de quadros, esculturas e outras obras de arte que foram vendidas e revendidas a preços cada vez mais absurdos para diferentes colecionadores.

O valor atrelado a essas obras não é diretamente relacionado ao nível de habilidade do artista, e sim a muitas outras coisas de caráter especulativo e comportamental. Isso acontece devido a um fator em especial: a escassez.

Só existe um número limitado de obras de um artista e, em muitos casos, cada obra é única. Pensa bem. Apesar de existirem muitas cópias e réplicas, só existe uma Mona Lisa do Leonardo Da Vinci.

O mesmo acontece com os NFTs. Cada peça tem um código único e inviolável que garante sua autenticidade. Assim é possível criar essa mesma percepção de escassez com diversos tipos de obras de arte digitais.

Os contratos inteligentes criados na rede Blockchain possibilitaram o surgimento de um mercado de arte virtual mais maduro, em que é possível comprar e vender peças digitais de milhões de dólares com poucos cliques.

A peça de 69 milhões de dólares!

Os NFTs já existem desde 2014, mas sua onda recente de popularidade começou após a circulação massiva de notícias que diziam “Peça de arte digital é vendida por 69 milhões de dólares”.

Curiosidade: A peça é composta por 5.000 desenhos feitos diariamente durante 10 anos.

O artista digital conhecido como Beeple criou uma obra bastante peculiar. Ele juntou anos de desenhos em uma única arte digital e a transformou em um NFT. A peça “Everydays — The First 5000 Days” foi vendida por mais de US$ 69 milhões, fazendo com que a mídia, e boa parte do público geral passassem a se perguntar “O que é um NFT?”.

Reprodução: “Everydays — The First 5000 Days”

Não demorou muito para que os Marketplaces que permitem a compra e venda de NFTs, como o SuperRare e o Rarible começassem a apresentar grandes volumes de transações diárias.

Essas plataformas ajudaram também a dar visibilidade para novos artistas e permitiram que eles monetizassem seus originais com mais facilidade. 

Qualquer imagem pode virar um NFT?

É possível Tokenizar uma grande variedade de arquivos, como fotos, pinturas digitais, pixelart, álbuns de música e modelos 3D. 

Existe uma grande demanda por NFTs de diversos tipos, desde os muito elaborados aos mais simples.

Mas se você não é um artista você também pode ganhar dinheiro com NFTs, colecionando e comercializando.

Existem também jogos em que cada um dos personagens e objetos do jogador são NFTs, o que dá aos jogadores uma chance de obterem grandes retornos financeiros através de suas escolhas e negociações nesses mundos digitais.

Os NFTs estão cada vez mais populares.

O universo Crypto é extremamente dinâmico e todos os dias, literalmente, surgem novas oportunidades de fazer bons investimentos com esse tipo de ativo.

Agora que você já sabe o que são NFTs e porque eles valem tanto dinheiro, talvez você já esteja doido pra entrar nessa! Mas lembre-se: VÁ COM CALMA.

Não invista quantias que não pode perder e procure saber bem do que se trata aquilo em que você deseja investir.

Para que você não meta os pés pelas mãos e comece a cometer erros por aí, recomendo que dê uma olhada nos vídeos postados diariamente no canal da Fraternidade Crypto no Youtube.

Também não se esqueça é claro de assinar a nossa newsletter e ficar de olho em todos os artigos do nosso site. Vamos trazer notícias sempre quentinhas pra você!

Comentários
  1. André

    Ótimo artigo, por ser algo muito novo sempre aparecem dúvidas como essas e o artigo foi bem esclarecedor quanto a isso.

  2. Quer ganhar dinheiro jogando? Conheça os Blockchain Games! – Fraternidade Crypto

    […] Nos Blockchain Games cada recurso possuído pelos jogadores é um Token digital ou um NFT.  […]

  3. O que é Blockchain? Uma explicação descomplicada. – Fraternidade Crypto

    […] Quer aprender a ganhar dinheiro jogando? Leia o nosso artigo dedicado a NFT: O que são NFTs? Entenda porque eles valem tanto dinheiro! […]

Deixe uma resposta

Categorias
Login
Loading...
Sign Up

New membership are not allowed.

Loading...
%d blogueiros gostam disto: