Como criar e configurar uma carteira Metamask?


Assim como você precisa de uma carteira para preservar o seu dinheiro, no ambiente digital você também precisa de um equivalente, uma carteira digital comumente chamada de Wallet. 

Existem muitos tipos de Wallets digitais, mas a mais utilizada atualmente é a Metamask. Ela é considerada a porta de entrada para diversos aplicativos da rede blockchain, como a maior parte dos Blockchain Games.

Neste artigo você vai aprender como criar uma carteira Metamask para proteger os seus ativos e também como enviar ou receber moedas. 

Além disso, no fim também traremos dicas rápidas de como configurar a Binance Smart Chain na sua Metamask.

Quer entender melhor como funciona a Metamask? Vem comigo que eu te ensino!


Fazer o download da Metamask

Criar uma carteira na Metamask é simples e grátis, mas para que tudo dê certo você precisa tomar alguns cuidados.

O primeiro passo é acessar o site da Metamask, certifique-se de estar utilizando o link certo (https://metamask.io/), pois muitos scammers criam sites idênticos na tentativa de roubar usuários mais desatentos.

Em seguida, você precisa fazer o Download do aplicativo. Ele está disponível para navegadores Desktop, iOS e Android. 

Escolha a versão adequada para o dispositivo no qual você quer utilizar a carteira Metamask, e então faça o Download seguro.

Como criar uma carteira Metamask

Depois de instalado, o Metamask aparecerá no seu navegador como uma extensão. Para criar a sua conta clique no ícone da Raposa do Metamask na área de extensões do seu navegador.

Você verá uma mensagem de boas-vindas e a raposa do Metamask. Clique em Get Started (começar). 

Nessa parte, você receberá uma solicitação para importar uma “seed phrase” ou criar uma nova. A “Seed Phrase” é uma frase de 12 palavras geradas automaticamente e serve para recuperar as suas chaves de acesso. 

Você precisará delas quando for acessar o Metamask através de um novo dispositivo. Como você ainda não tem uma, selecione a opção Create a Wallet (criar uma carteira).

Na próxima página irão perguntar se você deseja enviar seus dados de forma anônima para ajudar os desenvolvedores do Metamask a aprimorar o aplicativo. Escolha a opção de sua preferência lembrando que você não é obrigado a compartilhar essas informações.

Depois disso, leia e aceite os termos de uso para registrar uma senha alfanumérica comum. Por fim, marque a caixa e clique em Create (criar).

Importante: Faça o Backup da sua Seed Phrase!

Agora que você já aceitou os termos e escolheu a sua senha, você será apresentado à sua Seed Phrase de 12 palavras. 

Vale lembrar que, o MetaMask é um serviço sem custódia, o que significa que ninguém mais pode acessar seus fundos. O único jeito de acessá-los e recuperá-los caso perca suas chaves ou se conecte através de um novo dispositivo é inserindo a sua Seed Phrase de 12 palavras.

Agora é só anotar as palavras na ordem em que foram apresentadas em um caderno, folha de papel ou meio analógico de sua preferência. 

Vai por mim, faça alguns backups físicos e espalhe pela casa. Caso você perca um deles, ainda tem outro e não fica sem acesso aos seus cripto ativos. 

Depois de confirmar que anotou sua Seed Phrase, a Metamask pede para que você confirme, para que não restem dúvidas de que você as salvou em outro lugar.

Selecione as palavras, confirme a frase e prossiga para o próximo passo. Clique em All Done (tudo pronto) e você verá a interface da sua carteira. 

A parte mais complicada já acabou. Agora vou te ensinar como enviar e receber fundos na sua carteira Metamask.

Como enviar fundos para a carteira Metamask

Sua carteira já está disponível, mas você precisa enviar cripto ativos nela para conseguir fazer transações.Ao ser instalada, a carteira Metamask já vem conectada à Ethereum Mainnet (Rede Ethereum Principal). 

Para enviar ETH ou BUSD para a sua carteira, você precisará do endereço da sua wallet. Ele é exibido parcialmente em cima do seu saldo. Para copia-lo basta clicar em cima dele. 

Agora é só ir até a sua exchange de preferência e selecionar a opção de retirada ou transferência. Em seguida, no campo onde estarão pedindo o endereço da sua carteira “Wallet Adress”, cole o código que copiou anteriormente.

Essa é a sua chave pública e ela pode ser enviada para terceiros sem problemas. Ninguém consegue retirar seus fundos usando ela, só enviar.

Como retirar fundos da carteira Metamask

Agora que você já aprendeu a fazer depósitos, está na hora de aprender mais sobre retiradas e transferências. 

Para enviar seus fundos para outro endereço ou carteira digital, selecione o botão “enviar” e coloque o endereço do local para onde você deseja enviar seus fundos.

Vale lembrar: Para armazenar cripto ativos de diferentes blockchains, como a Binance Smart Chain, você precisará adicionar novas redes. Veja como fazer isso a seguir.


Como configurar a rede BSC na sua carteira Metamask


A Binance Smart Chain é uma blockchain que abriga muitos dApps e jogos, então se você está se aventurando no fantástico mundo dos Blockchain Games, precisa configurar a rede BSC na sua metamask.

Através dela você pode enviar e receber BNB e tokes nativos dessa rede. Um dos grandes benefícios de utilizar essa rede é que as taxas cobradas sobre as transações são menores do que na rede Ethereum.

Atenção: Se você enviar fundos para uma rede não correspondente, é extremamente difícil recuperá-los. Então certifique-se de enviar seus BNB para sua rede BSC.

Para alterar a rede da sua carteira Metamask e obter o endereço de carteira em outra rede é muito simples. 

Clique no ícone do canto superior direito e então selecione a opção Settings (configurações).

Em seguida, selecione a opção “Rede” e então clique no botão azul na parte debaixo para adicionar uma nova rede.

Preencha todos os campos com as informações oferecidas pela Binance. Você pode copiar e colar as informações abaixo.

Network Name: Smart Chain

New RPC URL: https://bsc-dataseed.binance.org/

ChainID: 56

Symbol: BNB

Block Explorer URL: https://bscscan.com

Clique em Save (salvar) e pronto. Agora é só clicar na sua lista de redes e selecionar a Binance Smart Chain.


A Metamask é bem fácil e prática de usar!

Se você achava que configurar a sua carteira digital seria difícil, já pode admitir que estava enganado. Não é? 

Lembre-se de guardar as suas seed phrases em segurança para manter seus fundos devidamente protegidos. 

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe as suas perguntas aqui nos nossos comentários, vamos procurar te auxiliar da melhor maneira possível.

Para mais informações sobre o universo crypto, junte-se ao nosso grupo do Discord para conversar com outros membros e ver as maiores tendências do momento. Seja bem-vindo à Fraternidade Crypto.

Deixe uma resposta

Login
Loading...
Sign Up

New membership are not allowed.

Loading...