Cuidado: Fractal NFT foi “hackeado”!

Na Fraternidade Crypto prezamos pela segurança de todos que nos acompanham. Por causa disso,  vamos muitas vezes alertar sobre os riscos e as armadilhas que podem surgir na blockchain. Para você ficar longe das emboscadas que estão soltas na Internet afora.

Sabemos que o melhor termo para o que ocorreu na Fractal é que eles sofreram  ataque de um “cracker”, que é alguém que utiliza “hacks” de informática para fins maliciosos e para se aproveitar de falhas nas segurança de sites e carteiras digitais e outros recursos da rede online. Esse tipo de criminoso consegue  lucros desonestos ou mesmo apenas quer prejudicar pessoas ou causar danos em uma empresa.

O que aconteceu na Fractal NFT,  um marketplace baseado na rede da SOLANA, que pertence ao cofundador da TWITCH, Justin Kan, foi um golpe fraudulento de um “cracker” que utilizou um ataque de “malware” do tipo “Hijacker”, em que o golpista usa um falso site ou falso aplicativo (SCAM), normalmente bastante parecido com o verdadeiro, para enganar os usuários e visitantes do serviço verdadeiro.

Aparentemente,  o engano foi feito fazendo os membros do servidor do Discord da Fractal caírem numa fraude de um “bot hackeado”. Isso permitiu que vários links que levavam para sites falsos do projeto fossem enviados para os utilizadores do Discord da empresa.

Nesse caso, aqueles que clicaram nos links enganosos pensaram que estavam fazendo transações para conseguir os NFTs da Fractal, mas o que aconteceu foi que estavam perdendo muitas frações da criptomoeda SOL( SOLANA).

Para você evitar esse tipo de enganação,  sempre deixe a URL dos sites que costuma visitar salva na opção “favoritos”, evitando links e outros acessos à essas páginas quando estiverem em redes sociais ou chats de aplicativos.

Também é extremamente importante ler atentamente o nome do endereço do site em que deseja entrar, porque as páginas falsas são parecidas com a original, mas a URL tem algum detalhe diferente.  Como uma letra ou caractere especial. Igual ao caso da Fractal em que o criminoso trocou apenas a letra “l” por “i” do site oficial da empresa.

Nas suas redes sociais e outros canais de comunicação, Kan chegou a alertar que Fractal NFT não havia feito qualquer liberação de compras e que todas as URLs e links que levassem a compras ou a “air drop” pago são fraudes. Além de garantir que todos que tiveram prejuízo vão ser reembolsados pela equipe da Fractal.

Porém, quem não foi atento participou do dano de cerca de 150 mil dólares em SOL. E vai ter que ficar esperando pela possível recuperação do dinheiro que perdeu.

As melhores dicas de segurança para seus investimentos na blockchain estão na Fraternidade Crypto! 

Deixe uma resposta

Categorias
Login
Loading...
Sign Up

New membership are not allowed.

Loading...